Como criar uma persona

Personas são personagens fictícios que você cria com base em sua pesquisa para representar os diferentes tipos de usuários que podem usar seu serviço, produto, site ou marca de maneira semelhante. Criar personas ajudará você a entender as necessidades, experiências, comportamentos e objetivos de seus usuários. Quer saber como fazer isso? Então, siga as dicas que montamos para ajudar você a realizar esta tática.

Segmente seu público

É importante ter em mente que uma persona é uma imagem coletiva de um segmento do seu público-alvo. Não se pode falar de exatamente todos os tipos de clientes, mas também não pode ser apenas uma pessoa. Precisa encontrar um número bom o suficiente para ajudar a moldar o seu negócio. 

Defina informações demográficas

Depois de concluir a coleta de dados e a segmentação, finalmente é hora de começar a criar uma persona. Neste momento, você deve incluir as coisas mais básicas, como nome, foto, idade, estado civil, emprego, renda, residência e assim por diante.

Descreva o histórico da persona

Anote tudo sobre o histórico de suas personas. Coloque qualquer pequeno detalhe, como é o ambiente de trabalho dela, por exemplo. Algo que possua grande influência na vida desta persona. Por outro lado, evite informações desnecessárias que possam causar confusão.

Defina os objetivos da persona

Definir as metas da  persona é extremamente importante, porque permite que você veja como os seus objetivos se alinham com os de seu cliente. Além de possibilitar atender melhor às necessidades destes, é claro. 

Defina as dores da persona

Encontrar o que motiva e frustra seus clientes é algo que você deve incluir nas personas. Uma vez feito, ajudará a perceber o que pode fazer para conquistar a lealdade de seus clientes, mostrando que o seu produto/serviço é exatamente o que eles estão procurando.

Bom, esses são os principais itens que se deve adicionar ao montar a persona do seu negócio. E aí, ainda possui alguma dúvida? Então entenda mais sobre o assunto fazendo nosso curso de marketing digital.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Entrar em contato