Como usar as mídias sociais a favor da sua empresa

As mídias sociais fazem parte de todo o nosso dia a dia e hoje em dia até mesmo os mais velhos se renderam às tecnologias. As mídias sociais, além de nos ajudarem a nos comunicar com pessoas que estão do outro lado do mundo, também são ótimas ferramentas para empresas e para o marketing, podendo te ajudar a atingir o seu público-alvo e assim aumentar suas vendas, fidelizando o seu público. 

Há alguns anos já vêm surgindo estudos que mostram como as mídias sociais são benéficas para as empresas e pequenos empreendedores se usadas da maneira correta, aplicando as técnicas de marketing adequadas. Hoje em dia, as mídias sociais fazem parte da estratégia de negócios da grande maioria das empresas e aquelas que ainda não investiram nessa área, com certeza estão perdendo. 

A seguir, entenda mais sobre as mídias sociais e o seu papel no mercado. 

Entenda o que são as mídias sociais

As mídias sociais nada mais são do que plataformas online que permitem o relacionamento e o compartilhamento de informações entre usuários do mundo inteiro. Para ser uma mídia social, a plataforma (site ou aplicativo), deve permitir que os usuários interajam entre si, permitir a divulgação de conteúdo e ainda incentivar a participação colaborativa da população. As redes sociais, por exemplo, são um exemplo de mídias sociais. 

As mídias sociais surgiram no início dos anos 90, pouco depois da internet ser liberada para uso comercial. Primeiro os fóruns começaram a surgir e, em 1997, a primeira rede social nasceu, onde era possível criar perfis online, compartilhar informações e também adicionar amigos. 

Mídias ou Redes Sociais

Muitas pessoas acabam confundindo as mídias sociais com as redes sociais, mas a verdade é que possui diferença entre os termos sim. Mídia social é um termo muito mais abrangente que inclui diversas ferramentas, sites e aplicativos que nós usamos para nos comunicar e para compartilhar conteúdo. 

Rede social está mais focada na troca de mensagens, na criação de grupos entre usuários e também em comentários, dando menos importância para a divulgação de conteúdo. No entanto, grande parte dos sites que conhecemos, acabam sendo tanto uma mídia social quanto uma rede social. 

Muitas ferramentas da atualidade permitem a troca de informação entre os indivíduos, essa relação, assim como também fornecem espaço para a divulgação de conteúdo. 

Importância das Mídias Sociais

As mídias sociais estão presentes em nosso dia a dia e revolucionaram o modo como as empresas se relacionam conosco, criando uma relação mais humanizada e permitindo o aumento das vendas de muitos negócios. 

As mídias sociais acumulam mais de 3 bilhões de usuários ativos no mundo inteiro e quase toda a população acessa as mídias sociais pelo celular. Cerca de 95% de toda a América do Norte e mais de 70% da América do Sul, estão conectados às redes. Somente no Brasil, são mais de 140 milhões de usuários ativos. 

Através desses dados nós podemos ver como as mídias sociais podem ter uma grande influência na vida das pessoas e se soubermos usá-las da maneira correta, podemos ter ganhos para nossos negócios.

Conheça os tipos de Mídias Sociais

Existem diferentes tipos de mídias sociais. Primeiro devemos mencionar as mídias sociais mais tradicionais, como TV, rádio e jornal. Elas ainda existem, mas estão cada vez perdendo mais força e ficando para trás. 

Na internet, as mídias sociais aparecem de várias formas. Há, por exemplo, os microblogs, que oferecem muita rapidez para compartilhar conteúdo. O Twitter é um exemplo de microblog, assim como o Tumblr. 

Outro tipo de mídia social são as redes sociais de conteúdo que são aquelas que focam no compartilhamento de informação de todo o tipo, o que inclui imagens, vídeos, textos e outros tipos de mídias. O YouTube e o Pinterest são redes sociais de conteúdo. 

Há então as redes sociais em si, que são as mais focadas em relacionamento entre usuários. O líder no segmento é o Facebook. Outro tipo de mídia social é o blog, um local para você fazer suas publicações e outras pessoas lerem, comentarem e compartilharem. 

Saber como utilizar as mídias é totalmente importante para o seu negócio, por isso, abordamos este conteúdo em nosso curso de marketing digital.

Quais são as principais Mídias Sociais

O mundo atual está recheado de mídias sociais, mas algumas delas se destacam devido às suas estratégias e benefícios que oferecem. Confira a seguir! 

Facebook

O Facebook é a maior mídia social do mundo, tendo mais de 2 bilhões de usuários ativos. O principal diferencial da plataforma é que ela oferece publicidade segmentada, capaz de gerar mais de U$55 bilhões de receita. O Facebook oferece para as empresas e pequenos empreendedores a ferramenta de Facebook Ads que te permite ir muito mais além.

Instagram 

O Instagram também é destaque, pois é uma das mídias sociais que mais cresceu nos últimos anos e continua conquistando ainda mais espaço. Ele conquistou principalmente os jovens, tendo cerca de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro. Ao todo, o Instagram conta com mais de 25 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes, sendo que mais da metade dos usuários costumam descobrir novos produtos pelo aplicativo. 

O aplicativo também possui uma alta taxa de engajamento dos usuários e uma de suas principais estratégias é a ferramenta de compra online. 

YouTube

O YouTube também é uma mídia social de muito sucesso, sendo a maior plataforma de compartilhamento de vídeos. Por mês, a plataforma recebe quase 2 bilhões de visitas dos seus usuários, segundo dados fornecidos pelo próprio YouTube. Mais da metade dos usuários assistem os vídeos por meio do celular. 

Como pode perceber, cada mídia possui sua funcionalidade e seu tipo de público alvo. Por isso, é necessário entender cada uma para saber em quais sua empresa deve estar ativa e qual tipo de linguagem utilizar. Que tal aprender mais sobre? Então saiba mais aqui sobre nosso curso de marketing digital para se tornar especialista no assunto.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Entrar em contato