Copywriting: O que é ?

Você já ouviu falar em copywriting? Ele consiste em uma estratégia de produção de conteúdo que tende a levar o leitor a realizar uma determinada ação. O ‘copy’ é referente ao texto que deve ser escrito pelo profissional com um caráter persuasivo, usando determinadas estratégias que irão despertar o interesse e então gerar vendas. É uma estratégia altamente usada por empresas e por quem possui um negócio, pois pode influenciar o consumidor e o possível cliente, aumentando, assim, suas vendas. 

Com essa técnica, você consegue convencer o seu cliente a realizar uma compra apenas com palavras, por isso é importante estudar bastante, ter bastante conhecimento sobre o assunto e sobre o seu público, e saber exatamente quais palavras devem ser usadas. É uma forma de encantar o seu público para que ele confie em você e crie um relacionamento duradouro e lucrativo. Agora, você vai entender melhor como funciona o copywriting e ficar por dentro de todas as estratégias para colocá-lo em prática hoje mesmo.

De onde surgiu o Copywriting

Como já mencionamos, é uma estratégia muito usada por empresas na hora de criar conteúdo, pois se usado da maneira correta, pode influenciar o leitor, ou seja, seu possível cliente, a realizar uma compra e até mesmo contribuir para a criação de um relacionamento entre vocês. 

O copywriting não é algo novo no mercado, ele já existe há muito tempo. O termo ‘copy’ em si foi criado em 1828 e significava algo que era original e que deveria ser imitado na hora de escrever ou imprimir. Anos mais tarde, em 1870, jornalistas e impressores da época, meio que criaram o termo ‘copywriter’ para aquele profissional destinado a escrever anúncios. Nessa época, quem era um copywriter, portanto, somente atuava como redator publicitário, o que levou muitas marcas a se tornarem famosas. 

Hoje, o copywriter não é a mesma coisa que o redator publicitário, estando mais relacionado com estratégias como o Inboung Marketing, ou seja, marketing de atração, para atrair clientes. 

É um pouco complicado, não é mesmo? Por isso focamos nesse assunto em nosso curso presencial de expert de marketing digital.

Técnicas do Copywriting

O copywriting possui algumas técnicas muito importantes e que devem ser levadas em conta. Por exemplo, a primeira técnica é estar ciente de quem é o seu público-alvo. Você deve definir a sua persona, ou seja, um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Todas suas ações devem ser baseadas nos desejos dessa persona, assim você atingirá o cliente certo. 

Você também deve estabelecer o tipo de linguagem que vai usar, assim como o tom. Essa é uma das tarefas mais fáceis, principalmente depois que você definir algumas características da sua persona. Outra técnica é criar títulos imponentes e que chamem a atenção do leitor. O seu título pode conter uma pergunta, ter um número, fazer um tipo de chamada ou provocação ao leitor, entre diversas outras opções. 

Elementos e gatilhos do Copywriting 

O copywriting também possui alguns elementos e gatilhos que você pode usar para influenciar e atrair o leitor. Por exemplo, a urgência é um dos elementos principais e mais usado. A urgência pode levar o leitor a tomar uma decisão rápida, como efetuar aquela compra que está levando um tempo. Existem algumas palavras e termos que podem causar esse sentimento de urgência. 

O elemento de transformação também é bastante usado, isso porque todo leitor espera alguma mudança após ler um texto ou um conteúdo. Insira em seu conteúdo algo para o leitor aprender e, assim, poder se transformar. A exclusividade é outro elemento importante que também pode estar presente em seus títulos já para fazer o leitor se interessar pelo conteúdo. 

Quer saber mais sobre os gatilhos desta técnica? Veja mais dicas de copywriting e marketing digital aqui.

Copywriting no Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias usado por empresas para atrair, cativar e encantar o público-alvo certo, com o intuito de transformar o relacionamento em vendas reais. Muitas empresas aliam o marketing de conteúdo com o copywriting, pois tem tudo a ver e pode dar uma alavancada em suas vendas e em seus números. 

Com esta tática, a empresa gera conteúdo de valor, relevante para o seu público-alvo, o que irá passar confiança e ajudar a criar uma relação, que pode ser convertida no futuro em vendas reais. É totalmente possível usar o coywriting nessa criação de conteúdo, usando as técnicas e gatilhos certos, para atrair e influenciar o cliente. 

Com o copywriting aliado ao marketing de conteúdo, é possível criar uma série de conteúdos relevantes e que são disponibilizados aos poucos, para chamar atenção do público, gerando confiança deste com a empresa, para, então, fazer a compra. É preciso antes criar uma relação, para que assim o cliente não vá embora depois de comprar e até lhe traga novas pessoas. 

Como criar uma estratégia de Copywriting

Para criar uma estratégia de copywriting, além de saber escrever muito bem, é preciso seguir alguns mandamentos básicos que te ajudam a criar uma boa estratégia e garantir alguns resultados. Na hora de criar o seu copywriting, o conteúdo gerado deverá inspirar o leitor, ajudar a criar um relacionamento com a marca, além de motiva-los realizar uma atividade, como comprar. 

Para conseguir planejar uma estratégia de copywriting eficiente, seguindo esses princípios há algumas etapas que você deve seguir e respeitar. Por exemplo, a pesquisa e a dedicação são extremamente importantes. Para poder produzir um conteúdo relevante para seu público, você deve ter conhecimento no que está compartilhando, por isso, nunca deixe de pesquisar. 

Você também deve estabelecer objetivos e metas para suas postagens. Você pode ter uma espécie de calendário editorial onde irá programar os conteúdos que vão ao ar e o lançamento de campanhas, sempre de modo estratégico para chamar a atenção de seu cliente. Além disso, você também deve ter exclusividade. A internet está cheia dos mesmos conteúdos, então seja diferente para se destacar. Seja criativo, faça muita pesquisa e traga conteúdos únicos. 

Dessa forma, seu negócio pode crescer prosperamente. Isso é algo que todo mundo quer, não é mesmo? Mas antes, é necessário muito estudo para conseguir dominar esta tática, por isso, recomendados um curso presencial de marketing digital, que irá te ajudar a alcançar os objetivos de sua marca.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Entrar em contato