O que é Growth Hacking?

As estratégias de marketing são a melhor maneira de divulgar uma empresa, uma marca ou um produto. Com o surgimento da internet, novas técnicas surgiram para atingir o público alvo de uma determinada empresa, ajudando a criar um conteúdo mais segmentado e que realmente traga resultados positivos, impulsionando o seu crescimento. 

Até mesmo as pequenas empresas devem investir no marketing, pois assim, podem crescer e converter os cliques em seus sites em vendas. Apesar de existirem muitas técnicas e estratégias que você pode colocar em prática, é bom conhecer as principais, entender como elas funcionam e ver como elas podem te ajudar. 

O Growth Hacking, por exemplo, é uma estratégia muito popular e que você pode aplicar na sua empresa para melhorar os seus lucros e suas vendas. A seguir, confira todos os detalhes do Growth Hacking. 

O que é o Growth Hacking 

O Growth Hacking, ou hack, é uma estratégia que tem como intuito ajudar o seu negócio a se desenvolver e crescer. Baseando-se em experimentos e hipóteses, fundamenta melhores práticas para mudar os resultados obtidos pela empresa. Esta tática possui diversas metodologias que possuem o intuito de guiar a linha de raciocínio para desenvolvimento da técnica. 

Através disso, seus esforços devem ser focados no principal problema que sua empresa tiver. Com isso definido, o passo seguinte consiste em pensar em melhorias para o problema, dando prioridade para as melhores ideais que surgirem ao longo do caminho. 

Depois, a equipe deve modelar a melhor maneira de colocar em prática e testar essa nova ideia, assim como os meios de aplica-la. Devem-se avaliar os resultados para que seja possível aprender com o que foi um sucesso e também com o que não deu muito certo. Por meio do aprendizado, você será capaz de criar outros testes para ver o que funciona para sua empresa e seu público alvo. 

Como pode ver, é um tópico totalmente importante para o mundo empresarial, por isso, é abordado em nosso curso de expert em marketing digital.

Benefícios do Growth Hacking

O Growth Hacking é uma técnica que pode ser muito benéfica para o seu negócio. Aplica-lo em sua empresa poderá ser um grande sucesso por diversos motivos. 

Com esta tática, você cresce gradativamente por meio de projetos pequenos. É muito difícil conseguir um grande crescimento que seja orgânico de uma vez só, sendo que as empresas que conseguem, geralmente apresentam uma queda no crescimento logo após este desenvolvimento rápido. Com o hacking de crescimento, você vai crescendo aos poucos, assim suas taxas de crescimento são mais realistas. 

Além disso, a sua equipe pode rodar vários experimentos ao mesmo tempo para ver qual funciona melhor, trazendo mais resultados. Isso porque os experimentos do Growth Hack levam um certo tempo para gerar os resultados, sendo que sua empresa pode se sair melhor se tiver mais de um experimento rolando ao mesmo tempo. 

Estruturando todo o processo, você e sua equipe irão adquirir muito aprendizado, tantos positivos quanto negativos. Dessa forma, vocês já terão conhecimento sobre o que funciona ou o que não funciona, ajudando na otimização do tempo. 

Como começar com o Growth Hacking

Bom, esta não é uma estratégia muito difícil de ser realizada e você ainda pode contar com o auxílio de algumas ferramentas como sites e plataformas que te ajudam a fazer as análises para obter os resultados. 

Se você tem o interesse de começar com essa técnica em sua empresa, você deve primeiro otimizar os processos que já existem em seu negócio. Além disso, também deve criar processos que foram validados pelo mercado atual. É muito mais fácil colocar em prática processos que já existem no mercado do que criar um totalmente novo. Você deve fazer o básico primeiro. 

Que tal aprimorar seu conhecimento no assunto ? Clique aqui para saber mais.

Ferramentas para o Growth Hacking

Existem algumas ferramentas que são muito importantes durante o processo, que ajudam a economizar tempo, além de fornecer autonomia para sua equipe e também diminuir os gastos, afinal, grande parte das ferramentas online possuem versões gratuitas. 

As ferramentas analytics, por exemplo, são indispensáveis, pois ajudam a mensurar os dados e todos os experimentos. O mais indicado é o Google Analytics, mas há também o HEAP. Os pop-up’s também são ferramentas úteis que ajudam a coletar os e-mails de quem visita o seu site ou sua página nas redes sociais. Eles podem gerar ótimos resultados, pois te ajudam a ter mais uma maneira de entrar em contato com o público-alvo. 

Aplique o Growth Hacking em sua empresa 

Se você está pensando em aplicar o Growth Hacking em sua empresa, poderá conferir aqui dicas de como realmente colocar isso na prática para gerar resultados. 

O primeiro passo é definir o problema da empresa que você deseja resolver. Escolha o problema mais importante e foque nele. Você pode encontrar isso por meio do funil de vendas, conferindo qual produto ou qual campanha está rendendo menos vendas. Fazendo essa análise é possível definir o foco de melhoria da empresa. 

A segunda etapa é de geração de ideias e todas elas devem ter relação com o problema que quer resolver. Há algumas maneiras de gerar ideias, analisando e buscando por melhorias mais fáceis de aplicar; pesquisando por hacks e ainda fazendo um brainstorming. Se você não sabe o que é, o brainstorming consiste em juntar a sua equipe e conversar para gerar as ideias, convocando palavras-chave para dar início à discussão. 

Depois você deve desenvolver um processo que seja simples e fácil de aplicar em sua empresa para a tomada de decisões. Entre as coisas que devem ser decididas estão o modelo das reuniões e qual a periodicidade que devem ser realizadas, a consistência dos experimentos e esses detalhes gerais. 

Então você deve colocar em prática os experimentos, dando prioridade para algumas ideias, escolhendo as ferramentas e realizando os primeiros testes. Você deve analisar os resultados, sempre levando em conta que mais da metade dos testes dão errado, por isso veja quais seus principais erros e tente não repeti-los. Os testes iniciais devem ser feitos somente em uma página ou para um tráfego menor e somente depois você deve realizar a aplicação em maior escala. 

Então que tal começar a utilizar essa mentalidade de crescimento na sua empresa? Para ajudar você, temos um curso de marketing digital de 12 semanas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Entrar em contato