Afinal, o que é Inbound Marketing ?

Se você está começando o seu próprio negócio ou quer trabalhar com empresas, precisa entender sobre todos os tipos de marketing. Este geralmente é um conjunto de estratégias que são estudadas e colocadas em prática para aumentar o conhecimento de uma determinada empresa ou produto, a fim de atrair mais público e aumentar as vendas, ou seja, se tornar um sucesso.

No entanto, o marketing tradicional vem ganhando algumas repaginadas, visto que o modo de agir das empresas para chegar até seus clientes também se revolucionou nos últimos anos. O Inbound Marketing também pode ser chamado de Marketing de Atração e reúne várias etapas do marketing em si, como o SEO, estratégias nas redes sociais e muito mais.

O marketing pode ser um assunto um pouco complexo, mas ele é de grande importância para qualquer negócio e faz toda a diferença. A seguir, conheça tudo sobre o Inbound Marketing:

Como funciona o Inbound Marketing

O Inbound Marketing consiste em um conjunto de estratégias baseadas na criação e no compartilhamento de conteúdo que é voltado para um determinado público-alvo, que pode variar de empresa para empresa e de acordo com cada produto. Através dessas estratégias, o intuito é facilitar a comunicação com potenciais clientes e criar um relacionamento com o consumidor.
Com esta tática, a marca cria e gera um conteúdo de valor, relevante para os potenciais clientes, de acordo com seus valores e produtos. Consumindo esse conteúdo, os potenciais clientes podem adquirir confiança na empresa, resultando em um relacionamento duradouro. Você atrai os clientes para utilizar seus serviços ou produtos, por meio das mensagens e conteúdos transmitidos, por isso, esse conjunto de estratégias também pode se chamado de marketing de atração.

Quer saber mais sobre o marketing de atração? Então, veja mais dicas de Inbound Marketing aqui para alavancar a sua empresa.

Benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing possui diversos benefícios para o seu negócio, mas como é algo novo para muitos, é preciso apontar quais são as principais vantagens de adotar esse conjunto de estratégias. Grande parte das vantagens são a longo prazo, ou seja, você pode não ver os resultados agora, mas no futuro verá como foi benéfico.

Um dos benefícios do Inbound Marketing é o alcance do público certo. Estudos já mostraram que as empresas que adotam esse tipo de estratégia conseguem 2,2 vezes mais visitas do que aquelas que não usam esse marketing. Além de aumentar a quantidade, também há uma melhoria na qualidade do público alcançado. O conteúdo que for muito bem segmentado permite que sua empresa alcance aquele que é o certo, ou seja, que consome o que você produz. 

Outro benefício desse tipo de marketing é a aproximação com cliente. Sua marca consegue criar uma relação de confiança com o cliente, oferecendo conteúdo que o ajuda na prática, usado em situações reais para passar uma mensagem. Isso faz com que seu público se torne mais aberto a ouvir todas suas recomendações. 

Além disso, é possível ter um ciclo de vendas mais curto. Esse tempo consiste no contato inicial com o cliente, até o fechamento da compra em si. Se isso demorar por tempo demais, também aumenta o custo de aquisição. Por isso, investir em estratégias de marketing desse tipo são importantes. Como sua empresa vai produzir um conteúdo relevante, isso acelera o processo de compra e leva os clientes a se decidirem mais rapidamente. 

Você também conta com uma diminuição em seus custos. Isso porque esse tipo de marketing é mais barato do que outras estratégias, pois foca diretamente na produção de conteúdo ao invés de somente anúncios. Assim, você diminui seus gastos, mas aumenta os seus resultados.

Todo processo do Inbound Marketing 

O Inbound Marketing é realizado em quatro etapas e cada uma delas é muito importante. São elas: atração, conversão, venda e encantamento. São essas etapas que o tornam tão eficiente e gerador de resultados. 

A primeira etapa é a de atrair, onde o intuito é fazer com que estranhos se tornem visitantes constantes de suas páginas online e, para isso, é gerado um conteúdo de qualidade e relevância. Depois, vem a etapa de converter. Primeiro você adquire um grande número de visitantes para poder transformar isso em vendas ou em potenciais clientes. Logo depois, é a etapa de vender, onde a empresa irá avaliar aqueles clientes que estão prontos para fechar a compra.

Por último, vem a etapa de encantar. Essa etapa é depois da venda para que você entenda que sua relação com o cliente não termina assim que ele efetua uma compra, pelo contrário, se inicia uma nova etapa. Nela, você deve encantar o cliente para que ele possa continuar comprando e até mesmo trazer mais pessoas. 

Consegue perceber a importância do Inbound Marketing para as marcas ? Por isso, é um tópico que abordamos em nosso curso de especialista em marketing digital. Não tem como não mencionar a relevância desta técnica para aqueles que desejam crescer no mercado.

Ferramentas do Inbound Marketing 

Para que seja possível realizar o Inbound Marketing, é preciso usar uma série de ferramentas que ajudam a desempenhar de forma fácil e prática todas as etapas que mencionamos anteriormente. Essas ferramentas podem variar de acordo com cada plataforma. 

Há algumas ferramentas de e-mail marketing que podem ser bem úteis, como Mailchimp e HubSpot, além de ferramentas de SEO para você otimizar o seu site da forma correta. Você também deve usar o Google Analytics para ficar de olho em suas métricas e números. 

Como colocar na prática o Inbound Marketing 

Para colocar o Inbound Marketing na prática, você precisará estudar muito ou contratar alguém que trabalhe na área e seja responsável por todo o marketing de sua empresa. Para atrair os clientes certos, por exemplo, você pode criar um site, usar as redes sociais ou até mesmo um blog. É preciso usar estratégias de SEO e muito mais. 

Mais alguma dúvida ? Então acesse aqui para ajudarmos. Queremos que você seja expert no assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *