O que é Media Buying?

Se você tem uma empresa ou quer divulgar o seu negócio, é necessário investir em algumas estratégias de marketing para conseguir atingir o seu público-alvo. A internet, por exemplo, está recheada de mídias sociais que podem ser usadas para impulsionar o seu negócio, no entanto, você não precisa usar todas elas. Tudo vai depender de quem é o seu público-alvo, onde ele está presente e do que a mídia social pode oferecer para você no quesito de divulgação da sua marca. 

Estudando as mídias é possível entender melhor como elas funcionam e o que elas podem lhe oferecer. Dependendo do seu negócio, você poderá focar em somente uma mídia ou até mais. Através do conceito de ‘media buying’ ou, em Português, ‘compra de mídia’, é possível analisar o mercado online e segmentar para conseguir vender mais. 

Confira, a seguir, mais detalhes sobre esse conceito e entenda como funciona. 

A função do Media Buying

O media buying é um sistema que consiste em buscar espaços para publicidade em alguns portais, tendo o objetivo final de conseguir chegar ao público-alvo de sua empresa ou marca. Se você possuir um bom sistema de mídias online, poderá construir uma boa relação com os principais portais e sempre usar o espaço deles para propagandas referentes aos seus produtos, oferecendo para o público-alvo preços mais competitivos e produtos de melhor qualidade 

O sistema de media buying pode-se utilizar de outras estratégias de marketing para aumentar o seu resultado, como é o caso dos guests posts. Através deles, você cria conteúdo misturado com publicidade para aumentar o interesse do público-alvo. Aqui no Brasil, o media buying recebeu o nome de compra de mídia e pode ser realizado de várias maneiras. 

Como funciona o Media Buying 

A compra de mídia é um método muito famoso entre as empresas de todos os ramos, até mesmo as mais pequenas. Significa que você comprará um espaço na internet para divulgar seus produtos, sua marca, sua empresa ou o que for. Há várias opções de compras de mídia, inclusive sites e plataformas que surgiram exclusivamente para isso. 

Nessas plataformas, você realiza o cadastro de sua empresa e pode tanto vender o espaço para outras empresas, quanto comprar um espaço em algum portal. Se você optar por comprar mídia para divulgar sua marca ou sua empresa, você realiza o pagamento mensal e escolhe o que deseja divulgar. O tempo em que a mídia ficará à vista no site também depende do pacote que você contratar, sendo possível renovar quando você quiser. 

Você também pode vender o seu espaço na internet. Se você tiver um portal, por exemplo, outras empresas e marcas podem usar o seu espaço para divulgar seus respectivos produtos. Assim, você ganha uma determinada quantia do valor que a empresa paga para a plataforma. 

Você também pode comprar mídia de blogs, sendo assim ganha um espaço no site para fazer um post falando de sua marca ou de seus produtos, tudo vai depender do acordo que você fizer com o dono do espaço. 

Benefícios do Media Buying 

Há muitos motivos para você investir no conceito de compra de mídia para ajudar no crescimento de sua empresa e para aumentar seus ganhos. Investindo na compra de mídia você pode alcançar resultados mais rápidos, pois ao elaborar a sua campanha, você já terá uma noção dos resultados e eles começam a surgir em pouco tempo após o anúncio ir ao ar. Basta ter uma campanha muito bem segmentada e você conseguirá bons resultados em pouco tempo, mesmo com um baixo investimento na compra de mídia. 

Outro benefício é que através da compra de mídia você irá atrair mais tráfego para o seu site ou seu blog. Os seus anúncios devem ser construídos de uma forma que atinja diretamente seu público-alvo e o incentive a acessar o seu site. Você pode escolher o link para o qual o público será redirecionado, devendo pensar muito bem no que irá oferecer, pois esse pode ser o primeiro contato do cliente com sua empresa. 

As campanhas de compra de mídia também podem servir para ajudar na identificação do seu público-alvo. Você poderá entender melhor detalhes como gênero, localidade, faixa etária e muitos outros sobre seu público ideal. 

Como pode reparar, são diversos benefícios para o seu negócio. Por isso, não deixamos de abordar este tema em nosso curso de marketing digital.

Dicas sobre Media Buying 

Colocar em prática a compra de mídia não é muito difícil, mas você precisa estudar muito bem o mercado para conseguir desenvolver boas campanhas que atinjam seu público-alvo e tragam bons resultados para sua empresa. 

A primeira dica sobre media buying é que você faça uma campanha de teste. Seja no Google Adwords ou no Facebook Ads, uma campanha de teste irá ajudar você a entender melhor o seu público-alvo e como ele se comporta. Como falamos acima, você conseguirá descobrir a faixa etária, o gênero e a localidade do seu público, baseando-se naquelas pessoas que mais interagirem com sua campanha. 

Outra dica sobre media buying é que você selecione o formato de campanha de acordo com seu objetivo. É possível selecionar os links patrocinados, para você aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do Google; optar pelos anúncios em redes sociais e muito mais. Veja qual o melhor para você e seu produto no momento. 

Como colocar em prática o Media Buying 

Se você tem uma empresa e quer colocar em prática o media buying, o primeiro passo é definir qual plataforma você irá usar. Recomendamos que comece pelo Google Adsense, pois é o principal e um dos mais usados. Através dele você pode segmentar toda a sua campanha, escolhendo a faixa etária e outros detalhes importantes. Poderá também colocar um link para que a pessoa seja redirecionada ao clicar no anúncio e muito mais. É também uma plataforma que permite baixo investimento e você pode renovar sua contratação, assim como investir mais a qualquer momento. 

Através do Google Adsense você pode entender melhor como seu público se comporta e ir melhorando suas campanhas com o tempo. Comece agora para começar a colher os resultados em breve e ver o seu negócio crescer cada vez mais.

Pode-se dizer, então, que o Media Buying é fundamental para alavancar o seu negócio. Então que tal saber mais sobre ? Para se tornar um expert no assunto, conheça nosso curso de marketing digital, para aprender do zero ao avançado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Entrar em contato