Principais estratégias utilizadas no marketing digital

Conheça algumas estratégias utilizadas no marketing digital.

SEO

O mundo inteiro conhece e busca tudo pelo Google e o marketing digital precisa transformar as plataformas de busca em suas grandes aliadas. Isso não é difícil quando você usa o chamado SEO: Search Engine Optimization. Ao abrir uma página de pesquisa, os primeiros resultados mostrados são aqueles que a ferramenta de busca julga os melhores, em termo de relevância e navegação para o usuário. 

Ao aplicar uma estratégia SEO bem-sucedida, o seu site ficará no topo dos resultados de busca de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso.

Os fatores analisados pelas plataformas de busca são: densidade de palavras-chave em sua página (no texto, no link, na meta descrição, na legenda de imagens), uso de tags, headings e links externos, tempo de carregamento de sua página, parâmetros de seguranças, entre outros.

A otimização da sua página envolve seguir os parâmetros descritos acima. O SEO, portanto, é uma estratégia de baixíssimo custo e com crescimento muito eficaz.

No entanto, apesar de seus resultados serem sólidos e duradouros, não são tão rápidos quanto os trazidos através de anúncios e outras estratégias pagas.

Marketing de Conteúdo

Ter só um bom produto não vale, tem que conectar o público com uma boa história. Hoje em dia as pessoas buscam ver a realidade e a verdade do que elas estão consumindo. Os clientes querem mais do que uma solução, eles preferem favorecer marcas que estejam alinhadas a seus valores.

É aqui que entra o storytelling, um conteúdo envolvente e informativo.

Cuidado, algumas empresas pensam que storytelling é o mesmo que conto de fadas e que tudo bem vender mentiras para seus consumidores.

Não é preciso mentir para ser convincente. Ter um bom conteúdo, bem redigido, objetivo e que ajuda seu cliente é uma estratégia que te auxilia em todas as etapas da jornada do consumidor.

Para conseguir levar um conteúdo de qualidade até seus “leads”, você pode usar diversas plataformas: redes sociais, vídeos, e-mails. A mais importante é a sua própria. Invista em um “blog” dentro do seu site. Isso vai unir três coisas importantes: tráfego em sua página, SEO e conteúdo.

Mídias Sociais

Hoje em dia as mídias sociais têm alavancado os canais de comunicação e trazendo muitos resultados através de diferentes formatos de interação. Este é um dos canais de comunicação mais interativos da nossa era, com um alcance gigantesco.

Não estar nas redes sociais é o mesmo que não existir.

É aqui que você vai se conectar com quem tem interesse no que sua marca tem a dizer. Nestas plataformas, você pode divulgar seus produtos, compartilhar informações, mostrar bastidores e, literalmente, conversar com seu público. 

As redes sociais são uma ótima oportunidade para humanizar sua marca e engajar com seus clientes. É aqui que você trabalhará seu branding e storytelling. Como as plataformas de busca, as redes sociais também permitem anúncios. Nos quais você consegue atingir um público fora da sua base de fãs e prospectar novos clientes.

Com as ferramentas de ads em redes como Instagram e Facebook, muitas vezes o consumidor não percebe que está sendo impactado por um anúncio, mas sim por um conteúdo bem feito que o atrai.

E-mail Marketing

O e-mail “marketing” é comprovadamente a estratégia de “marketing” digital com maiores e melhores índices de conversão e resultados positivos. Se sua empresa não consegue vender com e-mail “marketing”, algo deve estar muito errado nesta estratégia.

Muita gente pensa que e-mails são coisas do passado e que não faz sentido apostar nesse recurso. Quanto tempo você consegue passar sem checar seus e-mails? O e-mail marketing é uma rede de comunicação direta com seu cliente, sem o filtro de outras plataformas, como redes sociais, que possuem regras próprias e que você não controla.

A gama de possibilidades com e-mail ‘marketing’ é gigantesca, e você consegue extrair dados e informações para melhorar cada vez mais quem está recendo qual conteúdo. Exemplo: você possui um cliente que só abre suas newsletter e nunca seus e-mails de vendas. Ao identificar esse comportamento, você criará uma lista com seus clientes com comportamento similar e evitará mandar a mesma quantidade de e-mails de venda.

Você pode até personalizar um conteúdo criando uma newsletter com uma sugestão de produto ao final. Os e-mails ‘marketing’ também te permitem entender quem da sua base realmente está interessada em seu produto e, de tempos em tempos, retirar da lista quem não abre seus e-mails.

Inbound Marketing

O inbound “marketing” é uma estratégia focada em atrair leads até você, em vez de correr atrás deles de forma inconveniente. É uma forma mais, sutil de “marketing”, que não chega oferecendo um produto, mas sim procura entender quais são as necessidades e os problemas daquele cliente.

A seguir, estabelece-se um canal de comunicação, seja através de e-mails “marketing”, redes sociais ou blog. Você estará pronto para oferecer sua solução.

Pode parecer contraditório investir tempo e recursos em um lead que (ainda) não está buscando comprar nada. Este canal de comunicação ativa e constante, com trocas e feedbacks, coloca sua empresa como referência e por dentro das necessidades de sua audiência. Este cliente, no futuro, será um embaixador de sua marca e não só um comprador. 

A melhor maneira de ter uma estratégia de sucesso em inbound marketing é investindo em marketing de comunicação. Quando você tem informações valiosas à disposição, mais pessoas te encontrarão em busca de respostas.

Crie suas estratégias de marketing digital para ter uma direção dos seus objetivos de negócios e público alvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *